Projetos e Obras

Moradia Isabel Dias / P97-09

Habitação unifamiliar urbana, de dois pisos, cave e vão de cobertura, em banda, sito na Forca-Vouga, Aveiro, num lote de um Plano da Câmara Municipal.

Dono de Obra

José Ricardo da Conceição Ferreira Dias

Habitação unifamiliar urbana, de dois pisos, cave e vão de cobertura, em banda, sito na Forca-Vouga, Vera-Cruz, Aveiro, num lote de um Plano da Câmara Municipal.

Área de construção de 380 mq (incluindo cave e sótão).

 

A edificação organiza-se em torno de um eixo central que corresponde (aproximadamente) à axialidade transversal do lote. Do ponto de vista da estrutura da organização interna do fogo, a um e outro lado de tal eixo correspondem (no piso térreo) funções de tipo diferente quanto ao modo de fruição dos espaços aí localizados.

Procurou-se uma óbvia legibilidade da organização espacial proposta, sem que isso impeça que o 'efeito surpresa' ocorra quando se façam os 'percursos' interiores previstos em projecto. Estes percursos são caracterizados tipologicamente como 'espaços praça' e 'espaços rua'.

A exposição solar e a direcção dos ventos dominantes determinaram o tipo e localização dos conjuntos funcionais de aposentos e a fenestração que em cada uma das unidades desses conjuntos se prevê.

Equipa Técnica:

Coordenação e Arquitectura

Autor:                    Arq.to Pompílio Souto

Projectista:            Arq.to Gil Moreira

Estabilidade e Outros:   Eng.º Jorge Ribau

Electricidade e Outros:  Eng.º David Leite