Projetos e Obras

Moradia Manuel Sampaio / P86-01

Habitação unifamiliar, de dois pisos, sita na Avenida da Régua, Ovar, ocupa um lote definido com 741 mq

Dono de Obra

Manuel A. C. M. Sampaio

Habitação unifamiliar, de dois pisos, sita na Avenida da Régua, Ovar, ocupa um lote definido com 741 mq

Tomou-se com o modelo de referência a "villa Palladiana" e os desenvolvimentos que o programa exigia foram realizados no respeito pelas regras de composição úteis no tempo.

Buscou-se uma linguagem clássica que, pela depuração, se nos afigura adequada aos materiais e processos construtivos actuais sem promover rupturas em relação ao dito modelo.

A relação entre as partes e o todo - seja ao nível do edificado, seja ao nível do lote - são procuradas pela articulação geométrica das figuras desenhadas ou implícitas no projecto. Tal relação, bem como a do espaço interior com o espaço exterior, promove-se a partir da definição e materialização das duas direcções fundamentais do espaço e das transparências reais e fenomenológicas que se assumem quer no todo, quer nas partes.

Tomando como movimento gerador a desmultiplicação vertical, expressando as "idades" do modelo e do objecto projectado, esboçou-se um primeiro e mais antigo edifício, do qual emerge outro que, por seu lado, contém mais de um sistema de formas expressas a nível exterior e assumidas na organização interna do fogo

Equipa Técnica:

Coordenação e Arquitectura

Autor             Arq.to Pompílio Souto